Funcionamento dos separadores de hidrocarbonetos
No seu funcionamento normal, os separadores de hidrocarbonetos não requerem consumo energético. O objectivo do dispositivo, separação dos hidrocarbonetos da água, baseia-se na separação gravítica de materiais com densidade diferente da água.
O separador de hidrocarbonetos admite à entrada as águas oleosas, contendo hidrocarbonetos, as matérias mais pesadas (lamas, areias, lixos) sedimentam no compartimento de decantação ficando aí retidas; Para a zona de separação passam apenas a água e as substancias mais leves que a água, nomeadamente os hidrocarbonetos que se pretendem separar. Os separadores de hidrocarbonetos possuem filtros, que retêm as partículas de óleo, provocando a sua agregação em partículas com dimensão e consequentemente força ascensional suficiente para se soltarem em direcção à superfície.
Nas caixas separadoras existe uma separação entre os hidrocarbonetos que se acumulam à superfície e a água separada do óleo que sai pela saída de fundo da caixa de hidrocarbonetos.
Alguns separadores têm uma válvula de obturação automática que impede a saída de hidrocarbonetos quando a capacidade máxima é atingida.
Os separadores são equipamentos de retenção com filtros que evitam que as águas destinadas ás condutas de saneamento estejam livres de hidrocarbonetos, têm uma limpeza e lavagem de filtros periódica, as águas que saem dos separadores têm que estar dento dos parâmetros de descarga de águas no esgotos Decreto-Lei 152/97
Decreto-Lei 236/98 de 1 de Agosto
Localização Separadores
Os equipamentos de retenção de hidrocarbonetos existem em locais onde circulam ou estacionam veículos automóveis (parques de estacionamento, oficinas de mecânica automóvel e postos de lavagem) de acordo com o Decreto-Lei 236/98 de 1 de AgostoOs parques de depósitos de combustíveis, parques de abastecimento, parques de sucatas e empresas de desmantelamento de veículos têm obrigatoriamente de estar equipadas com caixas separadoras de hidrocarbonetos.
A limpeza atempada dos separadores é um objectivo que deve ser cumprido em qualquer instalação. Se as operações de limpeza não forem efectuadas de forma regular, os resíduos acumular-se-ão, deixando o dispositivo de exercer a sua função de separação.
Executamos com equipamentos específicos, limpeza de separadores de hidrocarbonetos ou caixas de retenção de hidrocarbonetos mesmo quando instalados em garagens ou parques de estacionamento.